domingo, abril 09, 2006

O LÍDER PARTIU

Manhã de sexta feira, 10,30 horas, um pressentimento ruim nos atingiu. Alguma coisa nos dizia que o Alessi não estava bem. Necessitávamos vê-lo. Fomos então, juntamente com o Dr. Cláudio do nosso jornal Botija Parda, até o Hospital Santa Marta, onde sabíamos que ele estava internado sob cuidados médicos.

Lá chegando, na portaria, nos encontramos com o Dr. Sardella. Conversamos a respeito e subimos juntos até o apartamento que o nosso amigo, nosso irmão, Luiz Roberto Alessi, lutava heroicamente contra o mal que o afligia há tempos.

A luta havia chegado em seu ponto crucial.

Sua esposa, Heleni, nos recebeu na porta, e, derramando lágrimas, levou-nos até ele.

Ao ver-nos, Alessi exclamou: você sumiu Peron, senti sua falta. E você Cláudio, o jornal saiu?

Apertamos as mãos, brincamos com ele, sentimos em nossos corações seu desespero sua dor, sua vontade de viver, sua garra, sua coragem, e, ao mesmo tempo, a implacável doença arrebatando-lhe o que além dele todos queriam, sua preciosa vida.

Uma luta que Alessi estava perdendo aos poucos, após dois anos a enfrentá-la corajosamente, com todas as forças que Deus lhe deu.

Com palavras de incentivo, brincando com ele, nos despedimos e saímos cabisbaixos, com um nó terrível na garganta. Sentimos que lá estávamos nos despedindo dele. Choramos também.

Madrugada de domingo. Recebemos um chamado telefônico de Érika, filha do Alessi. Ao nos identificarmos, assustados já dissemos, notícia ruim. Ela disse, papai acabou de falecer.

Em questão de segundos, uma vida, uma existência, uma trajetória passou em nosso pensamento.

Chegara ao fim laços de uma grande e produtiva amizade entre dois amigos. Amizade sem interesses, amizade sincera, amizade pura, amizade que perdurará através de seus filhos e de nossos filhos, dado o alicerce que a mesma possui. Inabalável, indestrutível. Perene.

Acompanhamos a partir do momento do telefonema que nos deu a triste notícia, todos os acontecimentos do último adeus a uma pessoa que deixou uma marca, deixou um exemplo de profissionalismo, deixou uma carreira que amou desde o momento que nela iniciou.

O jornalismo para Alessi era tudo.

Profissional exemplar iniciou sua carreira como contínuo da Rádio Cacique de Araguari. No decorrer dos anos, foi se aperfeiçoando naquilo a que se dedicara. Animador de programas de auditório. Narrador esportivo, tendo levado aos ouvintes embates futebolísticos famosos entre as esquadras do Araguari Atlético Clube e Uberlândia Futebol Clube. Belos tempos de um futebol sadio e de grandes lembranças, como Carrero, Herculano, Pacú, Pacuzinho, Alaor, Karim, Adalcindo, Mário Nunes, Ninico, Batata, Dromedário, Luiz Silva dentre uma gama de homens que levaram o nome de Araguari a longínquas distâncias na voz do Alessi, narrando minuciosamente os grandes lances das partidas.

Formou dupla com grandes nomes do rádio araguarino, como Joaquim Magiolli, J. Castor Sobrinho, Raimundo Laranjeiras, Getúlio Castro, Odilon Neves, Benito Felice, Carlos Roberto Felice, em grandes apresentações e entretenimento aos rádio ouvintes de épocas quando ainda a televisão não era muito difundida.

Apresentou com Argemiro Tomás de Aquino, na rádio Araguari, por longos anos, o programa Coisas e Fatos da Cidade. Polêmicos, políticos, críticos, atuais, formadores de opiniões dentro do horário sagrado do almoço, das 11,30 às 12,00 horas. Eram 30 minutos de debates, de informações, de coisas que prendiam a atenção dos ouvintes.

Desfeita a dupla, Alessi partiu sozinho para a implantação do mais famoso e duradouro programa do rádio araguarino, o “Grão de Pimenta”. Durante 30 anos dos 43 que o Alessi exerceu no rádio, ele o apresentou dentro do horário nobre, horário do almoço, horário que todos, mas todos mesmos, até disfarçadamente, “ouviam” com atenção o seu apresentador, para ouvirem os acontecimentos políticos, para ouvirem críticas, debates, entrevistas, comentários que levavam a opinião pública a seguirem-no dentro de suas explanações e sugestões apresentadas com firmeza, com educação, com inteligência.

Com uma voz própria para o rádio, com uma dicção perfeita, com um português invejável, aluno que foi da mestra Wanda Pieruccetti, com os conhecimentos gerais que possuía, Alessi abordava todo e qualquer assunto que se lhe apresentava. Com uma lucidez incrível, com saídas para situações constrangedoras dos entrevistados fantásticas. Ele deixava a todos desinibidos e abertos, soltos para os questionamentos feitos no desenrolar do Grão de Pimenta.

Agraciado que foi em 2005, com a comenda “Santos Dumont”, teve seu filho, Dr. Flávio o representado na cidade de Santos Dumont para receber das mãos do Presidente da República, a mais alta condecoração dada a um comunicador, formador de opiniões, profissional do rádio, sendo esta comenda ofertada por ele ao povo araguarino, que com o prestígio de sua audiência, colaboraram para que ele a recebesse. Contou-nos ele, ter sido a coroação de sua carreira.

Apesar de já ter se apresentado na televisão de Uberlândia, em programa especial, quando de sua implantação, Alessi sempre alimentou a idéia de possuir o seu “Grão de Pimenta” na TV.

Este sonho se concretizou recentemente, aqui, em sua terra que sempre defendeu galhardamente, no nosso canal 15. Teve oportunidade de lançá-lo com sucesso total, apresentando-nos o que nossa terra possui de melhor.

Assistimos entrevistas que ficarão marcadas nos anais da história. Grandes personalidades de nossa terra deixaram marcadas suas presenças no Grão de Pimenta na TV. Todas nos trazendo assuntos importantes e marcantes. Foram seis programas gravados de grande repercussão. A realização de um sonho, sonho sonhado e realizado.

Mas chegou o dia 26 de fevereiro de 2006. Em seus primeiros minutos, nos deixou o maior “LÍDER” do rádio araguarino.

Luiz Roberto Alessi, O LÍDER PARTIU!

Nos deixou, foi embora, foi para o Oriente Eterno, ao lado do Criador. Viveu 65 anos entre nós. Uma vida bem vivida.

Criou uma bela família.

Com sua Heleni, esposa e companheira de todas as horas, trouxe ao mundo Flávio, Silvio, Elisa e Érika.

Seus filhos com a educação recebida estão a cumprir os ensinamentos de seus pais. Constituindo famílias, fazendo o bem, crendo em um Ser Superior, angariando de todos a mesma simpatia de seus pais.

Alessi agora está junto dos grandes homens, grandes políticos que partiram. Raul Belém, Rui Belém, Geraldo Debs, Rubens Lopes, Professor Antônio Marques, Eduardo Rodrigues da Cunha, Dr. Antônio Nunes de Carvalho, Dr. Moisés de Carvalho Alves, Julio Erbetta, Adalcindo de Amorim, Oswaldo Pieruccetti, Waldemar Coelho, Cel. Theodolino Pereira de Araújo, Theodoreto Veloso de Carvalho, Justino de Carvalho, João Domingos e uma gama de grandes homens que politicamente fizeram nossa terra crescer. Deve agora estar Alessi, conjecturando alguma jogada, fazendo alguma armação, idealizando junto deles, uma boa administração no local em que se encontram.

Inquieto, astuto, inteligente, persistente, combativo, incentivador, crítico como foi aqui na terra, em qualquer lugar que estiver, não deixará de exercer suas atividades em prol de um mundo melhor.

Caro mano Alessi, sua missão está cumprida. Enfrentou a vida com dignidade e galhardia. Foi para junto do Criador com altivez.

A lacuna deixada por você, jamais será preenchida.

Das 11,30 às 12,00 horas, o rádio araguarino ficou vazio.

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

(TEXTO PUBLICADO NO DIA 04/03/2006, NO BLOG www.panoramaaraguari.blogspot.com

Um comentário:

Ponto de Vista disse...

Prezado Dr. Peron, gostaria de agradecer-lhe pela sua coluna no Botija Parda do dia 03 de março, intitulada "O Líder partiu". Embora tenha conhecido Luiz Roberto Alessi, foi-me muito importante saber mais sobre sua trajetória de vida profissional, não somente como amiga da família, mas também como araguarina que sou.
Sua espontaneidade ao falar de um amigo fez-me lembrar do também imporante e saudoso Abadala Mameri, que sempre se despedia daqueles que foram e fizeram por nossa cidade através de um texto que traduzia todo o valor humano, familiar, social e profissional desses que nunca deixarão de ser ícones na história de nossa cidad esse também.
É muito bom poder demonstrar através de palavaras o amor, a amizade, o respeito, o apreço e a consideração que se tem por todos aqueles que, de forma direta ou indireta, fazem parte de nossa vida, fazem parte de nossa his´toria. Continue, Dr. Peron, a usar da caneta para abraçar e valorizar nosso povo, nossa gente.
Um abraço,
Janice Lelis Gondim Borges
Cidadã araguarina."