sexta-feira, abril 28, 2006

Batalhão PM

Caros Leitores.

No dia 20/04/06, o blog do Aloisio, Panorama Araguari, publicou uma matéria comentando sobre “Recursos para a P.M. de Patrocínio”.

Comenta que a 87ª Unidade Especial da P.M. teve projeto aprovado de 400 mil reais, para novas viaturas, armamentos e equipamentos. As informações foram prestadas pelo Ten. Cel. Kléber, comandante da 15ª Cia. de Polícia Militar, do qual é subordinada a Companhia local. Também foram noticiados estudos para transformação da 87ª Unidade Especial P.M., em Batalhão, para segurança de Patrocínio, que é problema crônico de segurança pública.

O blogueiro Aloisio, não deixou por menos e teceu um comentário abaixo da matéria ilustrada com a foto do Ten. Cel. Kléber: “Sou capaz de apostar: A criação do Batalhão de Polícia Militar em Patrocínio vai ser aprovada antes do que a de Araguari. A reivindicação é política. E, nesses casos, vence quem tem mais força e representatividade”.

Ora, aí doeu. Esta aposta do Aloisio é desafiadora. Vence quem tem mais força e representatividade? Se for assim, cremos nós que o Aloisio irá perder a aposta. Senão vejamos:

Araguari possui uma população de 108.672 habitantes, com um eleitorado de 77.606 votantes. Fonte IBGE – 2005- Fonte TRE/MG – 2206. Um Prefeito reeleito pelo povo que acreditou e acredita piamente nele, o Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim.

Patrocínio possui uma população de 76.943 habitantes em 2003, hoje deve estar acima de 80.000, com um eleitorado de 51.437 votantes em 2004. Dados do IBGE. Elegeu como Prefeito, o jovem empresário, Jorge Elias. Filho de Patrocínio.

Até aí, pelo que estamos vendo, o Aloisio vai perder a aposta. Por vários motivos dentre eles: maior população, maior número de eleitores. Mas será que isto basta? Não existem outros pesos e medidas que possam influenciar na instalação do esperado, almejado, necessário, Batalhão de Polícia Militar, vamos dizer assim, nas excelentes duas cidades mineiras? Nós somos até favoráveis a isto. Sabemos que o Aloisio até que gostaria de perder a aposta feita em seu blog. Vejamos: Araguari de há muito luta por esta conquista. Patrocínio está desesperada com a falta de segurança.

São problemas enfrentados por ambas e que necessitam soluções urgentes. A concentração de comando só trás demora nas resoluções dos problemas. A descentralização dos mesmos irá proporcionar a ambas cidades mineiras, segurança, progresso, agilização da segurança pública, em falta nas duas atualmente.

Vamos aqui lembrar um fato importante acontecido com um dos maiores, senão o maior jornalista, radialista, comentarista, falecido recentemente em Araguari, deixando uma lacuna até hoje não preenchida na sociedade, e, em especial, no horário de seu programa político.

Estamos nos referindo a “Luiz Roberto Alessi”. Estamos nos referindo ao programa “Grão de Pimenta”. Até hoje, o horário radiofônico, das 11,30 às 12,00 horas está vazio. Nada e ninguém conseguem preenchê-lo. É uma lástima. Faz muita falta para resolução de problemas.

Um mês antes das eleições de 2004, o saudoso Alessi, entrevistou o então Comandante da 9ª Cia. de Polícia Militar Independente, então Major José Wilson da Paixão Lisboa. Foi ao vivo. Perguntas e respostas a queima roupa. A última pergunta foi: “Major José Wilson, o que está faltando para que a 9ª Cia. de Polícia, seja transformada em Batalhão” ?

O Major respondeu de pronto: “Vontade Política”.

Foi fantástico. Os dois passaram a comentar no ar a resposta dada pelo Major, sendo que o Alessi, passou então a conclamar os políticos araguarinos a se manifestarem quanto ao problema, pois com a resposta dada, confirmou que a Polícia Militar, possui em nossa cidade, toda a estrutura necessária para a instalação de um Batalhão, sendo que conforme o então Major José Wilson, só faltava a Vontade Política para a realização desta importante, necessária e urgente transformação.

As eleições vieram. Nosso Prefeito foi reeleito para mais quatro anos de governo. Isto deixou em todos a "quase” certeza de que teríamos agora o Batalhão de Polícia Militar em Araguari.

Com o desenrolar dos acontecimentos, resolvemos após uma longa e proveitosa conversa na época com o Major José Wilson, a fazermos também uma campanha através de nossa coluna “Ponto de Vista”, para alertarmos e colaborarmos com o progresso da cidade, ao mesmo tempo, ajudando a conseguir a vinda do Batalhão P.M. para Araguari.

Fizemos então um Ponto de Vista intitulado “Vontade Política”.

Nele narramos tudo que acontecia na cidade. Politicamente falando, narramos as responsabilidades de um por um de nossos representantes. O Vice Prefeito tinha renunciado e empossado Deputado Estadual, ocupando assim uma cadeira no Legislativo Estadual. Marlos Fernandes está lá, fazendo o que está a seu alcance.

Posteriormente, em mais matérias, citamos o prédio ocioso, deteriorando-se com o tempo, situado na rua Josias Batista Leite (interessante, não consta da lista telefônica o endereço), prédio este da CEMIG, Companhia Energética de Minas Gerais, que se encontra jogado às traças, abandonado. Abandonado? Sim, praticamente abandonado, porque nele só se encontram meia dúzia de funcionários, pelo fato de tudo que a CEMIG fazia em Araguari, ter sido terceirizado, deixando suas sólidas, modernas, amplas instalações ao relento. Escritórios? Duas pessoas resolvem tudo nos computadores. Trabalho burocrático: terceirizado. Manutenção de rede: terceirizado. Ligações e desligações: terceirizado. Leitura de medidores e entrega de contas: terceirizado. Até a praça de esportes no pátio da empresa é usado pelos funcionários das empresas que empreitaram os serviços.

Assim sendo, como sugerimos anteriormente, insistentemente, que aquele monstruoso e ocioso prédio, seja aproveitado, e, nada nele poderia ser mais bem instalado, do que o Batalhão da Polícia Militar.

Por que? Ora, tudo é do Estado de Minas Gerais. Seria o Estado servindo o próprio Estado. Estamos em ano político, e, antes que entremos no período eleitoral que a tudo impede, o Senhor Governador das Minas Gerais, Aécio Neves, bem que poderia transacionar a finalidade do imenso prédio, transformando-o na sede da Polícia Militar.

Para isto, voltamos lá atrás. Voltamos no saudoso Alessi, em sua entrevista com o Major José Wilson. “Vontade Política”.

Senhores políticos araguarinos, senhores políticos que aqui conseguem votos e mais votos em suas eleições a deputados. Senhores políticos que aqui vêm por ocasião de posses de diretorias importantes, como ACIA, CDL, e outros acontecimentos que vale a pena se mostrarem, ajudem aos que ocupam cargos locais a ajudarem Araguari. Façam por merecer os votos que daqui arrancam. Intercedam a favor da instalação do Batalhão da Polícia Militar em nossa cidade. Ajudem Patrocínio também. Não temos nada contra. Muito pelo contrário, é segurança para todos. Para nós, nossas famílias, para os cidadãos. Vamos cortar o mal pela raiz. Temos tudo para o Batalhão aqui ser instalado. Vejam só este que citamos no momento. Analisem. Passem na porta e vejam o tamanho do patrimônio. A grandeza do investimento lá feito e jogado às traças como dissemos. Uma solução urge. O tempo é escasso e rápido.

Aloisio, caro amigo blogueiro. Não queremos que você ganhe e nem perca a aposta feita quanto ao Batalhão de Patrocínio sair antes do de Araguari. Queremos que os dois saiam. Que nossos líderes, governantes, homens do poder, resolvam tal situação. Para isto basta uma única coisa, coisa esta nas palavras do hoje Ten. Cel. José Wilson da Paixão Lisboa, dita quando ainda era Major:

“Vontade Política”.

Que os homens que possuem o poder a tenham.

E o horário das 11,30 às 12,30 horas no rádio araguarino continua vazio. Ainda não surgiu ninguém, que pelo menos criasse um programa para os ouvintes do Alessi ouvirem. Um programa sério, político para a política araguarina. Uma legião de ouvintes sem terem o que ouvir.

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

Um comentário:

Unknown disse...

Respeitando a sua opinião, continuo apostando com quiser que Patrocínio conseguirá sediar um Batalhão da Polícia Militar primeiro do que Araguari. Não basta o tamanho da cidade. Antes de tudo é preciso representação política. Patrocínio, embora menor, tem muito mais. Há pelo menos 12 anos consegue manter dois representantes na Câmara Federal. Para comprovar, basta pesquisar a história política recente das duas cidades e comparar os índices de crescimento e os investimentos feitos pelo governo do estado nas duas cidades.

Embora eu lute e trabalhe para que Araguari seja beneficiada primeiro, a aposta está de pé. Vai nessa?