domingo, abril 09, 2006

QUAL A MAIS PESADA

Caros Leitores.

Semana passada, apresentamos nosso Ponto de Vista com o título “O peso da Cruz”, sendo que nela narramos uma história na qual um cidadão não se conformava com a sua cruz, querendo trocá-la por outra.

Pois bem, recebemos diversos telefonemas e e-mails a respeito, sendo que uns, até sugerindo fazer comparações com acontecimentos recentes, no que diz respeito aos problemas dos prefeitos de Araguari.

Prefeitos de Araguari? Questionamos.

Como resposta tivemos: sim, quem vem a ser o prefeito de Araguari na atual conjuntura? O Psicólogo, Dr. Marcos Antonio Alvim, ou Wanderley Inácio.

Ainda disseram: qual dos dois carrega a “Cruz” mais pesada?

Ora, caros Leitores, lógico e evidente que tais questionamentos despertaram em nós uma curiosidade muito grande de conversamos a respeito através de nossa coluna, Ponto de Vista, pois, sem dúvida alguma, trata-se de um assunto que vem deixando além da população araguarina, ambos “Prefeitos”, simplesmente na balança com os acontecimentos, senão vejamos.

O prefeito eleito, diplomado e empossado em 01 de janeiro de 2005, foi o Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim. Reeleito para o cargo de Prefeito Municipal de Araguari.

Passado um ano de sua posse, com a denúncia de irregularidades na campanha, feita por diversos partidos, a Vara Eleitoral, decidiu que procedia a denúncia de que o Procurador Geral do Município, sem deixar o cargo, trabalhou na campanha eleitoral que reconduziu o Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim à Prefeitura, coordenando a campanha, e em horário de trabalho municipal, tratava de assuntos da coligação no Fórum Oswaldo Pieruccetti.

Como resultado da infração eleitoral, com a confirmação feita pelo referido Procurador em juízo que estava realmente tratando da campanha eleitoral no horário de expediente na Prefeitura, houve o Juiz Eleitoral, proceder a CASSAÇÃO do Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim, do cargo de Prefeito Municipal, e, como a cidade não possui Vice Prefeito, proceder as DIPLOMAÇÕES do segundo colocado nas eleições, Wanderley Inácio, o popular “Mãe Preta”, juntamente com seu Vice, Dr. Delermando Veloso de Araújo, como Prefeito e Vice, com posse imediata dos cargos.

Para os referidos senhores foi uma surpresa geral.

Para Araguari foi um “bomba” fenomenal, pois, ninguém esperava.

Daí, após a posse do Wanderley e do Dr. Veloso, com um secretariado montado às pressas para suprir os cargos e darem início aos trabalhos, os advogados do então prefeito cassado, Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim, agiram de pronto em Belo Horizonte, e após onze dias, conseguiram reconduzir ao cargo de Prefeito de Araguari, o referido Psicólogo, ficando o novo Prefeito e Vice, diplomados e empossados, afastados dos cargos, que por força de Lei, agora são deles, uma vez estar o Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim, governando sob a força de uma “LIMINAR”, que poderá vir abaixo a qualquer momento, se tudo correr conforme determina a Lei.

Tudo vai depender dos respeitáveis membros do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais, membros estes, que carregam nas costas também, o peso das cruzes que lhe foram impostas.

Mas vamos lá ao título de nosso Ponto de Vista de hoje.

“Qual a mais pesada?”

Será que o Prefeito investido do cargo sob uma Liminar, governa com a tranqüilidade que ele procura demonstrar possuir? Será que o peso da cruz que carrega, ser ou não ser o Prefeito de Araguari para o mandato de 2005 a 2008 é suportável até o final do mandato se este vier a acontecer? Será que ele conseguirá manter a calma e tranqüilidade aparentes em reuniões, como se não houvesse nada de grave no assunto tratado? Será que ele transmite aos seus assessores, toda a paz e segurança necessária para a realização de um trabalho digno e honesto como tem que ser? Será que ele pensa que o cidadão araguarino está em paz e conformado com a situação criada por um erro grotesco, infantil, vaidoso, imperdoável cometido por ele ao permitir a participação de membro do governo em sua campanha sem se desencompatibilizar do cargo, para trabalhar na campanha política? Será que o Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim, dorme tranqüilo todo final de cada dia de trabalho, sendo que não sabe se vai amanhecer Prefeito de Araguari ou não? E seus assessores, estão tranqüilos com os acontecimentos? Será que realmente são leais ao chefe ou estão em cima do muro aguardando os acontecimentos para tomarem suas atitudes? Que Cruz pesada Vossa Excelência, Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim vem carregando no seu dia a dia, não é mesmo?

Cremos nós que ela não o deixa em paz nem um minuto. Que dúvida danada, custosa, difícil de se resolver. Que Cruz desajeitada de se carregar. De qualquer lado que a pegue, que a segure, nunca se tem certeza de que dará conta de ir até o final da jornada.

Quanto as Cruzes do Wanderley Inácio e do Dr. Veloso, estas estão sendo carregadas com tranqüilidade, com paciência, com a certeza de que por força de Lei, são realmente PREFEITO E VICE PREFEITO DE ARAGUARI.

Estão tranqüilos, pois foram DIPLOMADOS e NÃO CASSADOS pela Lei Eleitoral em primeira instância. Aguardam agora em Belo Horizonte a confirmação da sentença dada pelo Juiz Eleitoral de Araguari. Carregam Cruzes suportáveis, e até pesadas demais pela forma de julgamento e recursos impetrados contra eles.

Nada se faz escondido. Nada se faz às escuras. Tudo que se faz até entre quatro paredes, torna-se público, mais cedo ou mais tarde. Foi o que aconteceu. E, este acontecimento se deu abertamente, às claras, com a confissão do Procurador no próprio processo. É o que torna as cruzes do “Mãe Preta” e do Dr. Veloso, mesmo pesadas, mais fáceis de serem conduzidas.

Mais pesadas de todas, são as cruzes dos julgadores deste, que é um fato inusitado em Araguari. Nas mãos deles encontra-se os destinos de nossa cidade.

Que o peso da Cruz de cada um deles, recompense com Justiça, a injustiça que recursos jurídicos podem proporcionar a infratores da Lei, que em conseqüência trazem instabilidade para uma cidade, e, logicamente para seus cidadãos.

De uma forma ou outra, a situação será resolvida, e as cruzes poderão serem depositadas lá naquele depósito de cruzes que citamos no Ponto de Vista anterior, caso haja alguém querendo trocar a sua. Talvez os perdedores corram até ele para procurar uma cruz mais fácil de se carregar no decorrer de suas vidas.

De nada irá adiantar, pois cada um tem a sua, não há troca.

O depósito de cruzes, é para que está chegando ao mundo agora.

Elas não podem ser trocadas.

Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos.

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

ESTE ARTIGO FOI PUBLICADO NO DIA 24/03/2006, BLOG www.panoramaaraguari.blogspot.com

Nenhum comentário: